Ocupação da Reitoria – Nota de Esclarecimento

Primeira Assembleia Geral dos Estudantes da UFSC, 25 de Agosto de 2011

Depois de um processo de mobilizações que culminaram no Ato “Prata receba meu recibo”, ocorrido dia 17/08, iniciou-se uma vigília no hall da reitoria. Essa vigília teve como objetivo fazer com que o Reitor Álvaro Prata se manifestasse publicamente a respeito dos problemas que se tornaram evidentes desde o final do semestre passado, com a falta do R.U., e da B.U., demonstrando a precarização da estrutura universitária.

No processo de negociação estabelecido durante a vigília obtivemos algumas conquistas, como o posicionamento do reitor contra a redução de vagas na UFSC. Porém o corte de vagas também ocorre de forma indireta, através da falta de políticas de permanência, fazendo com que muitos estudantes abandonem seus cursos. Por isso, exigimos que se faça, ao menos, um reajuste da bolsa permanência com base na inflação ocorrida entre 2008 e 2010, que eleva a bolsa à R$470,00, democratizando assim o acesso e a permanência ao ensino superior.

O aumento proposto pelo reitor sequer atende este reajuste inflacionário. Sua proposta, de R$420,00, não somente é insuficiente, como também se baseia na redução do próprio número de bolsas. Durante toda sua gestão o Prof. Prata não concedeu nenhum reajuste da bolsa permanência e o aumento do número dessas não acompanhou o processo de expansão de vagas ocorrido na universidade durante o mesmo período.

Como o reitor se nega a atender este pedido, os estudantes em assembleia, no dia 25/08, votaram por ocupar a reitoria. É preciso deixar claro: não estamos tomando nenhuma atitude precipitada ou autoritária, como afirmou o Prof. Prata em nota publicada à comunidade. O instrumento da ocupação só foi utilizado diante da constante negativa do reitor em atender a reivindicação de ajuste da bolsa permanência e as demais pautas. Esta é uma decisão interna da universidade (orçamentária) e só depende das prioridades da reitoria. Em nenhum momento nos negamos a ouvir o reitor e, mesmo em ocupação, reiteramos que estamos abertos ao diálogo e às negociações.

Somente nos manifestando e pressionando a reitoria de forma enfática é que teremos nossas reivindicações atendidas. A ocupação é um instrumento legítimo utilizado pelo movimento estudantil para conquistar suas pautas de luta. Esperamos que toda a sociedade compreenda que esta não é uma luta só dos estudantes, mas de todos aqueles que defendem o ensino público, gratuito, de qualidade e de amplo acesso.

Não é a ocupação da reitoria que prejudica os estudantes, como afirmou o Reitor, mas sim a falta de estrutura e sua irresponsabilidade administrativa e política que precarizam o ensino. Não estamos exigindo nem menos, nem mais, apenas o que nos é de direito. Convidamos todos a construir essa luta conosco.

Anúncios

11 Responses to “Ocupação da Reitoria – Nota de Esclarecimento”


  1. 1 Justo Caco agosto 26, 2011 às 1:59 pm

    Dizem nos bastidores que o Reitor ou Vice-Reitor da UFSC exerceu o cargo em regime de trabalho de 40 horas, em descompasso com o Estatuto da UFSC, ficou nesta situação até julho deste ano. o processo nº 23080.021377/2011-16, alterou o seu regime de trabalho de 40 horas para Dedicação exclusiva, a partir de julho do corrente, na tentativa de escamotear tal situação. Tem paranense ou mineirinho que vai ter insônia. Está lançado o desafio, alguém se atreve?Justo Caco.

  2. 2 nana agosto 26, 2011 às 6:49 pm

    REUNIÃO AMPLIADA DO CONSELHO UNIVERSITÁRIO NESSA 3ª FEIRA, dia 30 de agosto, às 8:30 CONCENTRAÇÃO NO HALL DA REITORIA! PARA CONQUISTAR O AUMENTO DA BOLSA PERMANÊNCIA!!!VIVA O MOVIMENTO ESTUDANTIL ORGANIZADO!!!

  3. 3 lais cavalnete agosto 26, 2011 às 8:24 pm

    pra quem mando as moções de apoio?

  4. 5 Cézar Augusto agosto 26, 2011 às 11:08 pm

    Ao invés de reivindicar biblioteca e restaurante universitário para toda uma universidade, lutam por aumento de bolsas?? está faltando bom senso para este diretório. Estão correndo risco de perder o semestre e ficam lutando por aumento de bolsa num momento em que não tem nem mesmo acesso a livros para estudar! Quantos mil alunos foram prejudicados pela falta do r.u.??? Qtos bolsistas de I.C. e pós-graduação não recebem aumento de bolsas também? O momento do país como um todo não é propício para isto.Como aumentar a bolsa e não atender as reivindicações dos servidores primeiro??? Antes solucionem a biblioteca e o r.u. e mais tarde a questão das bolsas.

    • 6 ufscdce agosto 27, 2011 às 4:13 pm

      Uma das principais reivindicações das últimas mobilizações, inclusive da ocupação, é exigir maior agilidade nas negociações entre a FASUBRA e o Governo Federal, pressionando-os por meio da ANDIFES, da qual nosso reitor é vice-presidente, para que resolvessem a questão das greves dos servidores o mais rápido possível, não só aqui na UFSC mas a nível nacional.

  5. 7 Ana agosto 27, 2011 às 12:37 am

    Estou no aqui no trabalho mandando meu apoio à ocupação!

  6. 9 Bino agosto 27, 2011 às 12:55 am

    Sei de muitos estudantes que estão passando fome por conta do fechamento do RU, que não têm como estudar pq não têm dinheiro para tirar cópias. Todos deveríamos nos envergonhar de uma situação como essas. Isso representa o quanto a administração elitista não se importa com os estudantes em situação social precária. Os pobres também têm o direito de estudar, de comer, de permanecerem no ensino superior. Os trabalhadores têm direito à fazer greve. A administração da UFSC tem o dever de garantir a abertura do RU e da BU, se não consegue, que PARE TUDO e não fique fingindo que está tudo bem….

  7. 10 Felipe Stahlhoefer agosto 27, 2011 às 3:51 pm

    eu, felipe stahlhoefer da universidade estadual de maringá escrevo de dentro da reitoria ocupada pelos estudantes, manifestando meu total apoio aos estudantes da UFSC. Força!

  8. 11 Ocupação UEM "Manuel Gutiérrez" agosto 27, 2011 às 4:47 pm

    “O UFSC, PODE LUTAR, QUE A UEM VAI TE APOIAR!”
    http://www.ocupacaouem2011.blogspot.com

    ja sai a moção…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





%d blogueiros gostam disto: